Ora viva pessoal.
Eu tenho andado escondido (bem a vista de todos), mas agora chegou a hora de meter dedos nas feridas.
Aficion é grande em Portugal, mas e como em tudo isto anda tudo envolvido numa máfia, estruturada, com vários cabecilhas uns mais velhos outros mais novos mas tudo com o mesmo objectivo "dinheiro".
Vejo touros a saírem a praças que metem nojo, os ganaderos e as ganadarias tem transformado a raça brava de lide, touros maiores, menos força, menos bravura enfim passaram de criadores da raça brava de lide, para criadores de cães, leram bem cães touros que andam a trás de um cavalo a passo certo ou mesmo parados sem bravura e sim essas ganadarias e que tem saída porque as verdadeiras e bravas estão escondidas a acabar e a ir à falência.
Noutro panorama temos as largadas e isso sim e que e o assunto que eu vou falar agora ... Largadas que tem sido uma vergonha. Posso dar exemplos...
SAMORA CORREIA - Reses bem apresentadas, e como houvi la dizer o senhor Nelson da cabine sonora "a crise nesta ganadaria não passa" a nivel de bravura nota positiva para os cabrestos, vacas e para aquela espectacular vaca da nocturna de sábado, dos touros só de boa nota 3 ou 4 em 10 largadas, com mais de 12 touros que la passaram, só 3 ou 4 serem bons deixa a desejar numa festa como aquela.
MOITA - Boa nota de apresentação, numa terra tão aficionada com 3 largadas em que estiveram na rua 9 touros em que só se aproveitou 1.
SÃO FRANCISCO - Uma terra castiça com boas largadas de novilhos, garraios, bezerros e vacas ate cumpriu bem o papel.
PINHAL NOVO - Não vou comentar tremenda falta de bravura em que com tantas cabeças de gado em que só 2 ou 3 cabeças foram boas e bravas.
Vamos ver como corre o resto das largadas e como os ganaderos se comportam.
Até Breve!!!!
Saudações Taurinas
Miguel Pedro
Falceu o carismático Aficionado Paulo Rasquete bem conhecido pelas gentes da Moita do Ribatejo Paulo Rasquete, desapareceu depois de ter entrado na água para recolher uma amostra com que pescava. O alerta foi dado às autoridades, cerca das 17h00, por um outro pescador e amigo da vitima. O corpo do homem, natural da Moita e a residir há um ano em Albernoa, concelho de Beja, viria a ser encontrado e resgatado da água já sem vida pelas. 19h30. Nas operações de socorro estiveram os bombeiros de Beja e Moura e os mergulhadores da Força Especial de Bombeiros Canarinhos da Protecção Civil. O caso está a ser investigado pela GNR. O corpo foi conduzido para a morgue do Hospital de Beja onde será autopsiado.
O Blog\Site Aficionados do Barreiro endereça assim a toda a Família enlutada as nossas maiores condolências .
Caros/as Aficionados/as: Andava uma das nossas colaboradoras a navegar pelo facebook quando descobriu esta imagem publicada pela Prótoiro. Esta imagem mostra claramente e há semelhança do que tem acontecido noutras corridas do Campo Pequeno, a associação Animal com "meia dúzia de gatos pingados" a manifestarem-se contra as corridas de touros. É patético uma associação que "diz" que tem milhares de defensores dos direitos dos animais ir para a porta do Campo Pequeno com 10 ou 15 pessoas. Onde andarão o resto desses que se dizem defensores dos animais? Será que foram a corrida ou ficaram em casa a comer caracóis? Sra presidente da animal Rita Silva ainda não percebeu que a festa brava não morre? Ainda não percebeu que nós aficionados juntos somos mais mas sem comparação? Caros amigos deixem-nos a vossa opinião. Saudações Taurinas Texto : Monica Lopes Foto : Protoiro
Após uma pequena pesquisa o Blog\Site Aficionados do Barreiro vem por este meio informar os Aficionados\as que o corpo do crítico tauromáquico João Mascarenhas, falecido ontem no Hospital de Vila Franca de Xira após um acidente vascular cerebral já se encontra na capela do cemitério de Vila Franca de Xira onde será velado. A missa será realizada amanha ás 10:45h, o corpo de João Mascarenhas seguirá depois para o cemitério da Póvoa de Santa Iria onde será cremado. Mais uma vez o Blog\Site Aficionados do Barreiro endereçam a toda a família enlutada as nossas mais sentidas condolências.
João Mascarenhas faleceu esta tarde aos 84 no hospital de Vila Franca de Xira onde se encontrava internado há vários dias em coma depois de sofrer um acidente vascular cerebral. O crítico durante a sua longa carreira colaborou em vários jornais nacionais, foi também o principal responsável pelo suplemento tauromáquico do jornal "vida Ribatejana", tendo sido também ele director do semanário " O 1º Tércio". João Mascarenhas teve ainda também importantes colaborações em diversos programas de rádio.
Até a data sabe-se apenas que as cerimónias fúnebres deverão decorrer em Vila Franca de Xira de onde era natural.
Os Aficionados do Barreiro endereça assim a toda a família enlutada as nossas maiores condolências.
Esta corrida está integrada na Feira Nacional da Agricultura.
Corrida esta que também foi palco da alternativa do cavaleiro de Almeirim António d´Almeida que teve como seu padrinho seu pai o cavaleiro Jorge d´Ameida e tendo como testemunhas os cavaleiros:
- Sónia Matias
- Marcos Bastinhas
- Duarte Pinto
- Salgueiro da Costa
E claro os aficionados que foram a praça apesar do cartel ser “fraco” e a comprovar isso mesmo estavam os sectores praticamente vazios que ao contrário do que se passou na corrida do passado dia 6 também em Santarém não houve um único sector que enche-se por completo.
As pegas estiveram a cargo dos grupos de forcados amadores de:
Santarém que comemoram este ano 100 anos na arte de pegar touros
Alcochete
Para um curro de toiros da Ganadaria Sousa d´andrade
Falando agora do espectáculo em si a meu ver os toiros não saíram mal pois saíram com pata embora acabassem por ganhar crenças havendo um ou outro que se deixou tourear nomeadamente o 3º e 4º toiro da tarde que calharam em sorte aos cavaleiros Marcos Bastinhas & Duarte Pinto.
O restantes toiros da tarde não proporcionaram grandes lides mas mesmo assim os cavaleiros acabaram por cumprir.
No que toca aos cavaleiros podemos destacar o cavaleiro Salgueiro da Costa que conseguiu uns bons ferros e o cavaleiro António d´Almeida que durante a sua lide teve pormenores interessantes.
Em relação as pegas houve boas pegas, pegas com garra e brilho.
No entanto houve duas pegas a destacar a pega do forcado António José Pedroso (dos Amadores de Alcochete) e a cernelha dos forcados Lopo de Carvalho/David Romão (dos Amadores de Santarém) cernelha esta que foi consumada com o touro em tábuas.
Brevemente Reportagem Fotográfica no nosso Site ... Fique ATENTO